quarta-feira, 24 de março de 2010

O que é Design? Definindo o Design por Fernando Flores Lima












Imagem, Mão que representa a minha identidade como Design, esta imagem não é design é um elemento de arte.

O que é realmente o Design?. Esta é uma pergunta da qual muitos designer não sabem responder, ou seja, não sabem defini-la correta e definitivamente.

Pois bem, vou resumir o design em três elementos.

Identificação, Subtração e Composição.


E ai entra uma frase que sempre me fez balançar questionando a verdadeira capacidade de criação “Nada se cria, tudo se copia” (Artista desconhecido).

E é realidade, nada se cria, pois tudo já existe, todos os elementos já existem, as letras, as formas, as cores são todas existentes só que uma coisa esta totalmente errado a criação é sim totalmente possível. Criar significa identificar, subtrair e compor, compor de uma forma inovadora assim como escrever um livro, todas as palavras já existem mas você compõe a ordem das palavras e inova criando uma historia, um poema e assim por diante e isso se aplica no foco principal da criação no fator Design.

Identificando e diferenciando Design de Arte.

Em uma obra de arte não há identificação a criação de uma obra de arte é feita a partir da subtração e após os elementos subtraídos se inicia a composição com objetivos diversos.

A questão aqui é, qualquer forma de (Design = Desenho) nem sempre quer dizer Design como foco profissional Design = Designer.

Caso um dos três fatores não esteja presentes significa que não é Design para ser Design tem que haver a Identificação, Subtração e Composição, para que se possa realmente criar como um verdadeiro Designer e não copiar como a frase citada acima que na minha opinião, é sim, falta de criatividade, a criação é existente mas é ilusório pensar que se pode criar sem usar os elementos já existentes.

Quando escrevi o meu primeiro livro me neguei a ler outros livros do gênero para evitar que assim eu viesse a inconscientemente copiar.

Foi uma atitude errônea a identificação é um fator primordial, ou seja pesquisa de campo para um bom resultado.

Elementos.

Identificação: Pesquisa de campo, Comercial, Social, Funcional, Concorrência, Interferências ambientais e diversos. Resumo (Identificação de Campo).

Subtração: Dentro todos os itens identificados na pesquisa de campo e focando o objetivo principal do projeto é realizada a subtração dos elementos corretos que irão gerar o resultado adequado para a conclusão do projeto. Resumo (Subtração de Elementos).

Composição: Compor é a arte do designer, o design não é arte, mas um verdadeiro Designer tem que ser um verdadeiro artista para compor utilizando todos os elementos sem desviar o foco do projeto, gerando conseqüentemente um resultado positivo, inovador e característico que traga uma identidade para cada projeto que visivelmente a própria identidade do Designer também esteja de certa forma camuflada nos traços do projeto este é um fator básico para o seu crescimento profissional perante o mercado. Resumo (Composição Criativa com Objetivos e Metas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário